Apresentação, 11Capítulo 1Subjetividade, conhecimento e ambiente: elementospara uma proposta em educação e ciências, 13Paulo Freire, Adriano NogueiraCapítulo 2Cuestiones sobre el acto de conocimiento: elconocimiento como epigénesis, la emocionalidad y ellenguajear como coordinación de interacciones, 23Humberto Maturana, Adriano NogueiraCapítulo 3Projeto Ambiência: a construção da noção transversalde “ambiente” como subsídio ao trabalho educativo,correlacionando ensino/pesquisa com saberes préviosda Cultura Popular, 33Adriano NogueiraCapítulo 4Tópicos subjacentes à abordagem teórica, 33Adriano NogueiraCapítulo 5Projeto Geociências, 99Coord: Maurício Compiani, IG/Unicamp, SPCapítulo 6Projeto Flora Fanerogâmica no estado de São Paulo,Programa Inovações no Ensino, 117Coord: Luiza S. Kinoshita, IB/Unicamp, SPCapítulo 7Formação de professores e projeto de universidade:Mestrado Interinstituições – Projeto de pós-graduação:“Ecologia de ambientes aquáticos continentais”, 131Coord: Gilberto Pavanelli e Sinclair P. CasemiroCapítulo 8Sobre a formação cientifica: O potencial educativoda experimentação – o laboratório – a biofísica emsistemas abertos, fora de equilíbrio, 149Coord: Oscar N. Mesquita, Dept? Física/UFMG, MGCapítulo 9O perfil do(a) Professor(a)-Pesquisador(a): avaliando odesenvolvimento da pesquisa/projeto Ambiência, 171Adriano NogueiraCapítulo 10Envolvimentos: la novena región como espaciopedagógico, Temuco, Chile, 181Guillermo Williamson CastroCapítulo 11Envolvimentos: cátedra libre y itinerante dealfabetización Paulo Freire, 197Bambina Stinga, Jorge Casca Garcia, Patrícia Larralde, AdrianoNogueira, Buenos Aires, San Luis, Vila Mercedes, ArgentinaCapítulo 12Aprender/Ambienciar: tentativa de compreenderesta edição, 209Adriano José Hertzog Vieira, Carlos Â. Meneses Sousa, Divaneide L.Paixão, Paula Gomes Oliveira, Ricardo Spindola Mariz
ISBN | 9788579630712 |
Editora | Liber Livro |
Idioma | Português |
Edição | 0 |
Ano de edição | 2012 |
Páginas | 232 |
Acabamento | Brochura |